Liderança










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UMA MENSAGEM PARA OS PASTORES👇

  O PASTOR - REFLEXÃO👇





O OBREIRO E A CHAMADA PARA O MINISTÉRIO

 Tipos de chamada – em todas as questões do ministério, a primeira de todas  as perguntas que se faz, é se o obreiro foi realmente chamado por Deus  para  o  ministério. Muitas pessoas têm experimentado o “caos espiritual” porque se fizeram simplesmente “obreiros profissionais”.

               Chamada Universal – há um sentido em que todos os crentes são chamados para a obra, e essa chamada se caracteriza pelo amor as almas e por um intenso espírito de evangelização (Lc 19.10; Mc 15.16 e Rm 10.18).

                       Chamada Específica – certas pessoas, porém, são chamadas e escolhidas pelo Senhor para servirem de modo definido e marcante. Comparando a Igreja  do Senhor como um grande exército, torna-se necessário uma variedade de ministérios, como: pastores, evangelistas, missionários, diáconos, intercessores, mantenedores, professores, porteiros, visitadores, líderes, e muitos outros, todos “obreiros” na obra de Deus. Cada crente tem o seu trabalho que é “determinado pelo Senhor”, e é um privilégio receber a tarefa específica dada pelo Senhor (Jo 15.16; Ef 4.15,16);

 Variedades de ministérios assim como um corpo precisa de uma variedade de membros para funcionar  em harmonia,  a Igreja  do Senhor,  como um corpo, mantêm o mesmo princípio (Rm 10.15; 12.4-8; Ef 4.8,11; ITm 3 e Ex 31.6);

 Ministérios falsos – concluímos que existem pessoas que escolhem o ministério como profissão (Lv 10.1-3), para adquirir prestígio (Nm 16.1-3), e pelo simples prazer de querer ser. (IISm 18.22; Ez 3.3,6).

 Modo da Chamada – como pode alguém saber que está sendo chamado por Deus para o ministério? Como evitar o erro de Aimaás “o corredor” (2Sam 18:19-33), Nadabe e  Abiu  (Lev 10:1-2)? Como não se tornar um empecilho para os outros? A chamada divina se caracteriza pelos seguintes aspectos:

- Conceito espiritual ICo 2.14; Is 30.21

        - Iniciativa divina – Jo 15.16; Is 19.19; Am 7.14,15

- Direção do Espírito Santo – At 16.6-10

         - Aptidões naturais – eloqüência, desenvoltura, etc

- Sensibilidade espiritual IICo 3.5

- Reconhecimento pelos outros – colegas e líderes, etc

    Qualificações para a Chamada

                         - Novo Nascimento Jo 3.3; ICo 2.14-16

- Revestimento de poder – Lc 24.47-49

 - Andar com Deus – At 3.12

 - Educação – At 7.22

- A Escola da experiência – IICo 1.4,5

                         - Humildade – ICo 1.27-29

- Conhecimento bíblico Mt 2.7


                       Exigências para a chamada

 Qualificações naturais:

a)    Coragem – At 19.30

b)    Diligência – Rm 12.8,11; ITm 1.15

c)    Tato IITm 4.1,2; ITm 5.1,2

d)    Discrição – ITm 6.11

e)    Cortesia – IPe 3.8

f)     Asseio Mt 5.37; Tg 5.12

g)    Pontualidade Mt 5.37

h)    Responsabilidade – Jr 48.10

                              Qualificações espirituais:

i)     Amor – Jo 15.12

j)     Fé – Hb 11.6

k)    Santidade – Is 52.11; Hb 12.14

l)     Humildade – Mt 11.29

m)  Paciência – Tg 5.7

n)    Espírito perdoador – Lc 23.34

o)    Distrações IITm 2.4

MENSAGEM AOS PASTORES👇




 E eu, irmãos, apliquei essas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós, para que, em nós, aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro.  
1 Coríntios 4:6

O QUE É LIDERANÇA?


Definir liderança é como tentar definir o amor: todos
sabem que ele existe, mas é difícil dar-lhe uma definição exata.
Vejamos algumas definições que podem nos ajudar na
compreensão.
“ Liderar é influenciar” .
(Sam Deep)

“ Liderar não é dominar, mas, sim, a arte de convencer as
pessoas a trabalharem em vista de um objetivo comum” .
(Daniel Goleman)

“ Liderar é libertar as pessoas para que elas façam o que
é necessário, da forma mais eficaz e mais humana
possível” . (Max Depree)

“ Para Jesus, liderar era ser servo dos servos” .
(Mc. 10:45).

“ Liderança não é uma questão de direito ou de título, mas
de habilidade” . (John C. Maxwell)

“ Liderança é a capacidade de transformar visão
em realidade” . (Warren G. Bennis)

“0 líder é aquele que sobe na árvore mais alta, estuda a
situação em seu conjunto e grita: “ Estamos na mata
errada” . (Stephen R. Covey)

“A liderança é o processo de estímulo pelo qual, mediante
ações recíprocas bem-sucedidas, as diferenças individuais
são controladas e a energia humana, que delas se deriva,
encaminha-se em benefício de uma causa comum” .
“A liderança é o esforço de exercer, conscientemente,
uma influência especial dentro de um grupo, no sentido
de levá-lo a atingir metas de permanente benefício s que
atendam às necessidades reais deste grupo” .
(John Haggai)



👇

 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
 não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
 que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia
 (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?);
 não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.
 Convém, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo. 
(1 Timóteo 3:2-7)




 E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.  
(Atos 6:2,3)

 Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância,
 guardando o mistério da fé em uma pura consciência.
 E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.  
(1 Timóteo 3:8-10)

 Os diáconos sejam maridos de uma mulher e governem bem seus filhos e suas próprias casas.
 Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus. 
(1 Timóteo 3:12,13)






   

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS DONS MINISTERIAIS PARA A IGREJA Ef 4.11           

                                                                             “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.” O DOADOR. Este versículo alista os dons de ministério (i.e., líderes espirituais dotados de dons) que Cristo deu à igreja. Paulo declara que Ele deu esses dons (1) para preparar o povo de Deus ao trabalho cristão (4.12) e (2) para o crescimento e desenvolvimento espirituais do corpo de Cristo, segundo o plano de Deus (4.13-16; ver o estudo DONS ESPIRITUAIS PARA O CRENTE). APÓSTOLOS. O título “apóstolo” se aplica a certos líderes cristãos no NT. O verbo apostello significa enviar alguém em missão especial como mensageiro e representante pessoal de quem o envia. O título é usado para Cristo (Hb 3.1), os doze discípulos escolhidos por Jesus (Mt 10.2), o apóstolo Paulo (Rm 1.1; 2Co 1.1; Gl 1.1) e outros (At 14.4,14; Rm 16.7; Gl 1.19; 2.8,9; 1Ts 2.6,7). (1) O termo “apóstolo” era usado no NT em sentido geral, para um representante designado por uma igreja, como, por exemplo, os primeiros missionários cristãos. Logo, no NT o termo se refere a um mensageiro nomeado e enviado como missionário ou para alguma outra responsabilidade especial (ver At 14.4,14; Rm 16.7; cf. 2Co 8.23; Fp 2.25). Eram homens de reconhecida e destacada liderança espiritual, ungidos com poder para defrontar-se com os poderes das trevas e confirmar o Evangelho com milagres. Cuidavam do estabelecimento de igrejas segundo a verdade e pureza apostólicas. Eram servos itinerantes que arriscavam suas vidas em favor do nome de nosso Senhor Jesus Cristo e da propagação do evangelho (At 11.21-26; 13.50; 14.19-22; 15.25,26). Eram homens de fé e de oração, cheios do Espírito (ver At 11.23-25; 13.2-5,46-52; 14.1-7,21-23). (2) Apóstolos, no sentido geral, continuam sendo essenciais para o propósito de Deus na igreja. Se as igrejas cessarem de enviar pessoas assim, cheias do Espírito Santo, a propagação do evangelho em todo o mundo ficará estagnada. Por outro lado, enquanto a igreja produzir e enviar tais pessoas, cumprirá a sua tarefa missionária e permanecerá fiel à grande comissão do Senhor (Mt 28.18-20). (3) O termo “apóstolo” também é usado no NT em sentido especial, em referência àqueles que viram Jesus após a sua ressurreição e que foram pessoalmente comissionados por Ele a pregar o evangelho e estabelecer a igreja (e.g., os doze discípulos e Paulo). Tinham autoridade ímpar na igreja, no tocante à revelação divina e à mensagem original do evangelho, como ninguém mais até hoje (ver 2.20 nota). O ministério de apóstolo nesse sentido restrito é exclusivo, e dele não há repetição. Os apóstolos originais do NT não têm sucessores (ver 1Co 15.8 nota).
PROFETAS. Os profetas eram homens que falavam sob o impulso direto do Espírito Santo, e cuja motivação e interesse principais eram a vida espiritual e pureza da igreja. Sob o novo concerto, foram levantados pelo Espírito Santo e revestidos pelo seu poder para trazerem uma mensagem da parte de Deus ao seu povo (At 2.17; 4.8; 21.4). (1) O ministério profético do AT ajuda-nos a compreender o do NT. A missão principal dos profetas do AT era transmitir a mensagem divina através do Espírito, para encorajar o povo de Deus a permanecer fiel, conforme os preceitos da antiga aliança. Às vezes eles também prediziam o futuro conforme o Espírito lhes revelava (ver o estudo O PROFETA NO ANTIGO TESTAMENTO). Cristo e os apóstolos são um exemplo do ideal do AT (At 3.22,23; 13.1,2). (2) A função do profeta na igreja incluía o seguinte: (a) Proclamava e interpretava, cheio do Espírito Santo, a Palavra de Deus, por chamada divina. Sua mensagem visava admoestar, exortar, animar, consolar e edificar (At 2.14-36; 3.12-26; 1Co 12.10; 14.3). (b) Devia exercer o dom de profecia (ver o estudo DONS ESPIRITUAIS PARA O CRENTE). (c) Às vezes, ele era vidente (cf. 1Cr 29.29), predizendo o futuro (At 11.28; 21.10,11). (d) Era dever do profeta do NT, assim como para o do AT, desmascarar o pecado, proclamar a justiça, advertir do juízo vindouro e combater o mundanismo e frieza espiritual entre o povo de Deus (Lc 1.14-17). Por causa da sua mensagem de justiça, o profeta pode esperar ser rejeitado por muitos nas igrejas, em tempos de mornidão e apostasia. (3) O caráter, a solicitude espiritual, o desejo e a capacidade do profeta incluem: (a) zelo pela pureza da igreja (Jo 17.15-17; 1Co 6.9-11; Gl 5.22-25); (b) profunda sensibilidade diante do mal e a capacidade de identificar e detestar a iniquidade (Rm 12.9; Hb 1.9); (c) profunda compreensão do perigo dos falsos ensinos (Mt 7.15; 24.11,24; Gl 1.9; 2Co 11.12-15); (d) dependência contínua da Palavra de Deus para validar sua mensagem (Lc 4.17-19; 1Co 15.3,4; 2Tm 3.16; 1Pe 4.11); (e) interesse pelo sucesso espiritual do reino de Deus e identificação com os sentimentos de Deus (cf. Mt 21.11-13; 23.37; Lc 13.34; Jo 2.14-17; At 20.27-31). (4) A mensagem do profeta atual não deve ser considerada infalível. Ela está sujeita ao julgamento da igreja, doutros profetas e da Palavra de Deus. A congregação tem o dever de discernir e julgar o conteúdo da mensagem profética, se ela é de Deus (1Co 14.29-33; 1Jo 4.1). (5) Os profetas continuam sendo imprescindíveis ao propósito de Deus para a igreja. A igreja que rejeitar os profetas de Deus caminhará para a decadência, desviando-se para o mundanismo e o liberalismo quanto aos ensinos da Bíblia (1Co 14.3; cf. Mt 23.31-38; Lc 11.49; At 7.51,52). Se ao profeta não for permitido trazer a mensagem de repreensão e de advertência denunciando o pecado e a injustiça (Jo 16.8-11), então a igreja já não será o lugar onde se possa ouvir a voz do Espírito. A política eclesiástica e a direção humana tomarão o lugar do Espírito (2Tm 3.1-9; 4.3-5; 2Pe 2.1-3,12-22). Por outro lado, a igreja com os seus dirigentes, tendo a mensagem dos profetas de Deus, será impulsionada à renovação espiritual. Opecado será abandonado, a presença e a santidade do Espírito serão evidentes entre os fiéis (1Co 14.3; 1Ts 5.19-21; Ap 3.20-22). EVANGELISTAS. No NT, evangelistas eram homens de Deus, capacitados e comissionados por Deus para anunciar o evangelho, i.e., as boas novas da salvação aos perdidos e ajudar a estabelecer uma nova obra numa localidade. A proclamação do evangelho reúne em si a oferta e o poder da salvação (Rm 1.16). (1) Filipe, o “evangelista” (At 21.8), claramente retrata a obra deste ministério, segundo o padrão do NT. (a) Filipe pregou o evangelho de Cristo (At 8.4,5,35). (b) Muitos foram salvos e batizados em água (At 8.6,12). (c) Sinais, milagres, curas e libertação de espíritos malignos acompanhavam as suas pregações (At 8.6,7,13). (d) Os novos convertidos recebiam a plenitude do Espírito Santo (At 8.14-17). (2) O evangelista é essencial no propósito de Deus para a igreja. A igreja que deixar de apoiar e promover o ministério de evangelista cessará de ganhar convertidos segundo o desejo de Deus. Tornar-se-á uma igreja estática, sem crescimento e indiferente à obra missionária. A igreja que reconhece o dom espiritual de evangelista e tem amor intenso pelos perdidos, proclamará a mensagem da salvação com poder convincente e redentor (At 2.14-41). PASTORES. Os pastores são aqueles que dirigem a congregação local e cuidam das suas necessidades espirituais. Também são chamados “presbíteros” (At 20.17; Tt 1.5) e “bispos” ou supervisores (1Tm 3.1; Tt 1.7). (1) A tarefa do pastor é cuidar da sã doutrina, refutar a heresia (Tt 1.9-11), ensinar a Palavra de Deus e exercer a direção da igreja local (1Ts 5.12; 1Tm 3.1-5), ser um exemplo da pureza e da sã doutrina (Tt 2.7,8), e esforçar-se no sentido de que todos os crentes permaneçam na graça divina (Hb 12.15; 13.17; 1Pe 5.2). Sua tarefa é assim descrita em At 20.28-31: salvaguardar a verdade apostólica e o rebanho de Deus contra as falsas doutrinas e os falsos mestres que surgem dentro da igreja (ver o estudo OS PASTORES E SEUS DEVERES). Pastores são ministros que cuidam do rebanho, tendo como modelo Jesus, o Bom Pastor (Jo 10.11-16; 1Pe 2.25; 5.2-4). (2) Segundo o NT, uma igreja local era dirigida por um grupo de pastores (At 20.28; Fp 1.1). Os pastores eram escolhidos, não por política, mas segundo a sabedoria do Espírito concedida à igreja enquanto eram examinadas as qualificações espirituais do candidato (ver o estudo QUALIFICAÇÕES MORAIS DO PASTOR). (3) O pastor é essencial ao propósito de Deus para sua igreja. A igreja que deixar de selecionar pastores piedosos e fiéis não será pastoreada segundo a mente do Espírito (ver 1Tm 3.1-7). Será uma igreja vulnerável às forças destrutivas de Satanás e do mundo (ver At 20.28-31). Haverá distorção da Palavra de Deus, e os padrões do evangelho serão abandonados (2Tm 1.13,14). Membros da igreja e seus familiares não serão doutrinados conforme o propósito de Deus (1Tm 4.6,14-16; 6.20,21). Muitos se desviarão da verdade e se voltarão às fábulas (2Tm 4.4). Se, por outro lado, os pastores forem piedosos, os crentes serão nutridos com as palavras da fé e da sã doutrina, e também disciplinados segundo o propósito da piedade (1Tm 4.6,7). DOUTORES OU MESTRES. Os mestres são aqueles que têm de Deus um dom especial para esclarecer, expor e proclamar a Palavra de Deus, a fim de edificar o corpo de Cristo (4.12). (1) A missão dos mestres bíblicos é defender e preservar, mediante a ajuda do Espírito Santo, o evangelho que lhes foi confiado (2Tm 1.11-14). Têm o dever de fielmente conduzir a igreja à revelação bíblica e à mensagem original de Cristo e dos apóstolos, e nisto perseverar. (2) O propósito principal do ensino bíblico é preservar a verdade e produzir santidade, levando o corpo de Cristo a um compromisso inarredável com o modo piedoso de vida segundo a Palavra de Deus. As Escrituras declaram em 1 Tm 1.5 que o alvo da instrução cristã (literalmente “mandamento”) é a “caridade de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida” (1Tm 1.5). Logo, a evidência da aprendizagem cristã não é simplesmente aquilo que a pessoa sabe, mas como ela vive, i.e., a manifestação, na sua vida, do amor, da pureza, da fé e da piedade sincera. (3) Os mestres são essenciais ao propósito de Deus para a igreja. A igreja que rejeita, ou se descuida do ensino dos mestres e teólogos consagrados e fiéis à revelação bíblica, não se preocupará pela autenticidade e qualidade da mensagem bíblica nem pela interpretação correta dos ensinos bíblicos. A igreja onde mestres e teólogos estão calados não terá firmeza na verdade. Tal igreja aceitará inovações doutrinárias sem objeção; e nela, as práticas religiosas e ideias humanas serão de fato o guia no que tange à doutrina, padrões e práticas dessa igreja, quando deveria ser a verdade bíblica. Por outro lado, a igreja que acata os mestres e teólogos piedosos e aprovados terá seus ensinos, trabalhos e práticas regidos pelos princípios originais e fundamentais do evangelho. Princípios e práticas falsos serão desmascarados, e a pureza da mensagem original de Cristo será conhecida de seus membros. A inspirada Palavra de Deus deve ser o teste de todo ensino, ideia e prática da igreja. Assim sendo, a igreja verá que a Palavra inspirada de Deus é a suprema autoridade, e, por isso, está acima das igrejas e suas instituições.
( BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL - CPAD)










10 compromissos do líder
1. Fazer o possível, procurando sempre me lembrar, pedindo a amigos, esposa e, em oração, de que prazer, poder, popularidade e posses são ferramentas que me foram graciosamente concedidas pelo Senhor, para o serviço e glória dEle e que são, em si, bençãos, mas que apresentam muitos perigos, caso o foco correto seja perdido.
2. Ficar atento para a essência, para o conteúdo que alimenta o povo de Deus, ciente de que não existe diferença, senão nas ferramentas que cada um maneja e em suas funções. Nem me sentir superior, nem o contrário.
3. O poder e a liderança são ferramentas para servir, portanto não devo achar que a obra e os membros são meus, mas dispor-me a servi-los e ao Senhor.
4. Lembrar-me sempre de que, ainda que seja um seminarista, um líder, um clérigo, estou sujeito a não buscar uma vida de intimidade com Deus, substituindo a obra de Deus pelo Deus da obra. Preciso resistir às pressões da sociedade, igreja e família e concentrar-me na essência do cristianismo, Cristo.
5. Procurar manter a mente alinhada com os padrões de Deus, para ser exemplo, referência, modelo do rebanho, de tal modo a ter influência positiva sobre os demais, mantendo sempre a postura da criança que deseja aprender.
6. Ser coerente com minha filosofia de ministério: pronto para aprender; pronto a repartir. Pronto para servir; atento às oportunidades. Sensível a família, dando prioridade ao chamado.
7. Preciso buscar prazer e satisfação naquilo que é nobre, procurando gostar do que Deus gosta. Isto é muito prazeroso.
8. Preciso exercer a liderança sem visar minha promoção, ou fama. Sem buscar elogios de homens, mas esforçando-me por ver os planos de Deus sendo realizados e capacitando, treinando cada vez mais pessoas para que eu possa executar outras tarefas.
9. Não mais verei meus bens como algo que atrapalha minha dedicação a Deus, mas como oportunidade de servi-lo com alegria e mordomia.
10. Minha vitória não está em sempre ir pelo caminho certo, mas em me dispor a nunca deixar de buscá-lo.
Pr. Salomão SantosParte superior do formulário






7 erros que um líder não pode cometer
1- PERMITIR QUE OS APLAUSOS DO SUCESSO O IMPEÇA DE CONTINUAR OUVINDO A VOZ DE DEUS. (Ap 3.14-22)
Quando o líder perde a sensibilidade para ouvir a voz de Deus, a tendência é se tornar um "profissional do púlpito" disfarçando uma espiritualidade e santidade que não tem. O orgulho provocou essa surdes no líder da igreja de Laodiceia (Ap 3). O orgulho é como uma infecção no ouvido do coração.

2- DEIXAR DE PRESTAR CONTAS (Hb 13.17).
Nada é mais perigoso do que viver sem ser supervisionado. Uma vida não supervisionada não é vivida com responsabilidade. A prestação de contas protege a integridade do líder. Lideres que prestam contas, vivem de forma responsável diante de Deus e dos homens.

3- PENSAR QUE A VIDA É FEITA SÓ DE TRABALHO (Mc 6.31).
O ativismo é um aplacador de consciência. Lembre-se, uma mente cansada não produz com qualidade e se torna vulnerável diante dos ataques do maligno. A principal causa do excesso de trabalho do líder, é a falta de limites. Quem nunca diz "não",  entrega o controle de sua vida nas mãos dos outros, paga divina que não fez e se torna um escravo da sua insensatez. O líder não deve sacrificar o importante no altar do urgente. Tire ferias, respeite o principio da "pausa", do "sábado".

4- QUERER LIDERAR OS OUTROS SEM SER LIDER DE SI MESMO (1 Tm 4.16).
 O apóstolo Paulo disse a Timóteo, "Tem cuidado de si mesmo...". Antes de liderar os outros, o líder deve ser líder de si mesmo, e isto tem a ver com domínio próprio sobre os impulsos, desejos, temperamento, emoções etc. Nenhum homem é livre se não aprendeu a governar a si mesmo.

5- PENSAR QUE É POSSÍVEL FLETAR COM O PECADO E SAIR ILESO (2 Tm 2.22).
 Sansão brincou de se deixar amarrar, amarrado ficou. Todos os lideres que conheço que brincaram com o pecado, saíram manchados, queimados, empobrecidos e vencidos. Gosto da frase do meu amigo pr Altomir: "Quem não quer perder para o pecado, não sobe no ringue para competir com ele." Lembre-se, o pecado sempre te levará para mais longe do que você imagina, cobrará um preço mais alto do que você esta disposto a pagar. Não flerte com o pecado.

6- PASTOREAR A IGREJA E NÃO PASTOREAR A FAMÍLIA (1 Tm 3.12).
A liderança de um pastor é aprovada ou reprovada dentro da sua própria casa. O apóstolo Paulo foi radical quanto a isso quando disse, o homem chamado e vocacionado precisa governar bem a sua própria casa para estar apto a dirigir a casa de Deus (1 Tm 3). Sem uma família estruturada, qualquer pastor tem sua liderança questionada.

7- NÃO LEVAR A SÉRIO O PRINCÍPIO DA HONRA (Ef 6.1,2).
 A mesma honra que a Bíblica exige dos filhos em relação aos pais, é exigida na relação dos liderados e lideres. O produz a semente da honrar? Longevidade e prosperidade. Deus não tem prazer na vida de um líder que não pratica o principio da honra. Quem planta desonra, colhe vergonha.

Pr. Josué Gonçalves








LIDERANÇA JOVEM

 TANTO OS QUE JÁ SÃO LÍDERES COMO OS QUE ESPERAM SER, DEVEM ESTAR CONSCIENTES DOS SEGUINTES REQUISITOS:


 Características da liderança evangélica

 Capacidade de liderança é um dom de DEUS.

 Essa capacidade dever ser desenvolvida pela educação, instrução e treinamento, humildade e submissão.

 No reino de DEUS a liderança dever ser exercida por aqueles que demonstram desejo de servir e não de "aparecer". O evangelho em si é um serviço de DEUS aos homens e destes aos seus semelhantes. Examine-se e veja se o seu desejo é motivado pelo desejo de servir ou, de ser reconhecido.

 Facilidade de expressão e conhecimentos gramaticais, ajudam o líder na tarefa de "comunicar".

 Quanto melhor for a vida devocional e comprometida com Deus do líder, melhor será a sua liderança.

 Todo líder deve conhecer "regras parlamentares". Isso o ajudará na direção de reuniões ou assembléias de caráter administrativo.

 Ao líder não pode faltar o conhecimento básico de "boas maneiras"; isso o ajudará no seu intercâmbio social.

 Conhecimento específico e profundo do que diz respeito ao seu campo de ação e generalizado, em outros assuntos, são necessários ao bom líder.

 Firmeza
, cordialidade, mansidão, humildade e amor, precisam estar juntos, sempre, na ação do líder evangélico.

 Pontualidade nos compromissos e horários, deve ser uma característica marcante do líder cristão.

 Não se pode exercer uma boa liderança sem conhecimento profundo da vida e dos problemas dos liderados.

 Para ocupar um posto de liderança é preciso conhecer bem a história, princípios, leis, estatutos, regimento e tudo mais que diga respeito à organização onde será exercida a liderança.
Conhecer bem as Escrituras e as Doutrinas que caracterizam o grupo, igreja ou denominação, são essenciais a uma liderança capaz e eficiente.
Acerto na escolha de auxiliares dará tranqüilidade ao líder.
Administração em grupo com distribuição de tarefas, deverá manter a unidade na pluralidade de ação.
O LÍDER EVANGÉLICO AO TER QUE TOMAR UMA DECISÃO DEVE OBSERVAR O SEGUINTE:

Princípios de liderança evangélica
Nada se faz sem consultar a DEUS e a seu Pastor. Um razoável período de oração deve preceder cada decisão.
Nada se faz que não seja do interesse ou para o bem geral do grupo.
Nada se faz sem a aceitação do grupo. A unanimidade nas decisões é o ideal. Mais de dez por cento do grupo contrário a qualquer decisão, deve fazer com que o assunto fique sobre a mesa para reestudo.
Nada se faz sem antes consultar o grupo e as pessoas que já tiveram o mesmo problema ou pessoas mais experimentadas.
Nada se faz sem ouvir opiniões contrárias, quando há.
Nada se faz sem estudar as várias soluções oferecidas.
Nada se faz sem estudar as vantagens e desvantagens.
Nada se faz sem avaliar as possibilidades econômicas e financeiras.
Nada se faz sem organizar um esquema de execução.
O HOMEM DE DEUS QUE QUER COLOCAR-SE NAS MÃO D’ELE PARA SERVI-LO DEVE AINDA LEMBRAR-SE DOS:
Cinco pilares do serviço cristão
DEUS quando chama tem um trabalho para lhe dar. No reino de DEUS não há banco de reserva.
DEUS quando chama tem um local para você servi-Lo.
DEUS quando chama, capacita o obreiro para o trabalho, ou dá o trabalho de acordo com a capacidade do obreiro.
DEUS quando chama tem um salário razoável para o obreiro. ELE não pode ser um mau patrão.
DEUS quando chama tem a solução pra todos os problemas que essa chamada porventura possa ocasionar.
QUALQUER LÍDER QUE ESTEJA EM DÚVIDA QUANTO À SUA POSIÇÃO, DEVE FAZER-SE AS SEGUINTES...
Perguntas elucidativas
Fui realmente chamado por DEUS para fazer o que estou fazendo, no lugar onde estou?
O que faço, o faço da maneira como o Senhor deseja que isso seja feito?
Estarei forçando uma situação?
Posição social, remuneração, comodidades, interesses pessoais ou familiares estarão bloqueando uma decisão acertada?
Estará na hora de pensar em mudança de campo ou de atividade?
SER LÍDER NÃO DEVE SER TOMADO COMO UMA HONRA E SIM COMO UMA OPORTUNIDADE DE SERVIR A DEUS. O HOMEM SERVIR A DEUS, ISSO É UMA HONRA, MAS NÃO SE PODE SERVIR A DEUS SEM SERVIR AOS HOMENS. ANTES DE SER UM LÍDER ENTRE OS HOMENS VOCÊ PRECISA SER UM HUMILDE SERVO DIANTE DE DEUS.
“A AQUELE QUE MUITO FOI DADO, MUITO LHE SERÁ COBRADO”
(INTERNET)



         Se a Igreja fosse um time de futebol ...
“Não sabeis que aqueles que correm no estádio, todos, na verdade correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis”. I Coríntios 9.24
Se a Igreja fosse um time de futebol ela seria imbatível porque...
...mesmo o diabo sendo o pai da mentira e ladrão desde o princípio, o Juiz está do seu lado;
...se o diabo quiser jogar sujo e partir para a violência, ela pode simplesmente expulsá-lo;
...temos na nossa torcida o melhor camisa 12, Jesus, que prometeu estar conosco em todos os jogos;
...quando a Igreja entra em campo está fazendo aquilo para o qual foi chamada;
...tem um uniforme especial para qualquer partida, o capacete da salvação, a couraça da justiça, o calçado do evangelho da paz...
...seu uniforme tem as cores mais bonitas, o vermelho do sangue de Jesus, o amarelo do ouro da coroa da justiça, o azul da pátria celeste, o verde da esperança da volta de Jesus, o branco da santidade e justiça...
...seus atletas dão o sangue quando entram em campo;
...maior é O que está com ela do que o que está contra ela;
...como existem dois anjos para cada demônio, mais são os que estão ao seu lado, ou seja, tem a maior torcida;
...os jogadores mais fortes do time adversário estão com o passe preso até ela sair de campo (só sairão do abismo após o arrebatamento);
...o seu técnico, Jesus, já venceu o diabo, o mundo, a carne e até a morte;
...o seu técnico conhece o técnico adversário desde novinho e sabe todas as suas artimanhas;
...o técnico Jesus, ao se ausentar, passou a bola para o Espírito Santo, que sabe tudo;
...Ele é o mais esforçado, pois numa hora difícil até suou sangue;
...quando o adversário vem como uma corrente de águas, já está impedido, pois se levanta contra ele a bandeira do Senhor;
...ela não teme o calor pois é queimada pelo Sol da Justiça que a ilumina o dia inteiro, nem teme a peste que assola ao meio-dia;
...não tem problema com altitude pois tem os pés nas alturas e renova as forças como a águia;
...ainda que o estádio se abale e a torcida trema, ela não teme mal algum;
...tem a melhor defesa (aquele que fecha e ninguém abre) e o melhor ataque (aquele que abre e ninguém fecha);
...é o único time que já ganhou uma partida só no grito (Jericó);
...quando a partida está difícil pode fazer o tempo parar até conquistar a vitória (Josué);
...quando tudo parece perdido consegue atrasar o relógio e ainda conseguir um acréscimo, 15 anos no caso de Ezequias;
...quando a torcida está com fome, apenas um lanche consegue alimentar quase 5 mil e ainda sobra;
...tem os jogadores mais caros, pois cada um deles foi comprado por algo tão valioso que nem o ouro de todo o mundo poderia pagar;
...se jogar de dia tem uma nuvem para fazer sombra, se for de noite tem uma coluna de fogo para iluminar;
...se o outro time é muito numeroso, um anjo vai lá e desfalca 185.000 do time adversário;
...é o único time cujos jogadores podem fazer milagres dentro de campo;
...o menor do time é capaz de por no chão o maior craque do outro time (Davi x Golias);
...tem uma estratégia tão boa que 300 fazem dezenas de milhares do time adversário correrem de medo;
...seus jogadores são os mais destemidos, não temem nem um exército acampado contra eles;
...será sempre o primeiro porque é destinado para ser cabeça e não cauda;
...quando terminar o campeonato andará em ruas de ouro e a comemoração durará toda a eternidade;
...é o único time que manda pragas e nenhuma pega nele;
...é o único time que pode pisar serpentes e escorpiões e não sofrer dano;
...tem sempre um guarda-costas acampado para proteger seus jogadores;
...quando os jogadores estão fracos, aí é que são fortes, pois a graça do Senhor lhes basta;
...é o time mais unido, pois toda junta e ligadura coopera com essa união;
...não existe pessimismo no time, até o fraco diz que é forte;
...não joga por dinheiro, mas sim por amor e aguarda uma recompensa no céu;
...seus jogadores recebem o melhor salário, 100 vezes mais que os outros;
...a convocação é muito rígida, muitos são chamados mas poucos são escolhidos;
...tem um ótimo preparo físico, pois seus jogadores carregam uma cruz todo dia, além de terem sido preparados 40 anos no deserto;
...seus jogadores não tem estrelismo, mas são a luz do mundo;
...dá gosto de vê-los jogar, afinal são o sal da terra;
...é a equipe mais animada, pois seus jogadores são cheios de graça;
...entra em campo sem medo, pois tem a alma lavada e os medrosos foram mandados de volta pra casa;
...não sentem sede, pois beberam da fonte da água da vida e tem um manancial que nunca seca;
...é o único time cujos jogadores não ficam prostrados, pois se caírem o Senhor os levantará;
...seus jogadores são muito altos, pois estão atingindo a estatura de varão perfeito;
...não tem fome de bola, mas fome da palavra;
...seus jogadores são os mais solidários, pois estendem a mão ao caído;
...se seus jogadores se machucam, eles têm Jeová-Rafá, o Senhor que os sara;
...se eles ficam doentes, então o Senhor cura todas as suas enfermidades;
...quando os jogadores entram em campo, os do banco ficam orando;
...até os jogadores mais jovens se cansam e caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças;
...seu técnico é como uma sombra à direita dos jogadores;
...não adianta o adversário inventar moda, pois ferramenta alguma preparada contra ela prosperará;
...se o adversário inventa mentiras e recorre ao Tapetão, a igreja tem poder para condenar em juízo toda língua que se levantar contra ela;
...se o outro time está muito fechado, não há problema, pois abriu caminho até no meio do mar;
...e se o mar não se abrir? Então o jeito é caminhar por sobre as águas;
...se estiver ventando muito, ordena aos ventos que se calem;
...seus jogadores não brincam em serviço porque querem agradar Àquele que os convocou;
...seus jogadores são de hábitos simples, sabem passar necessidade e também ter em abundância;
...também são muito humildes, o importante é que o técnico cresça e eles diminuam;
...dão a vida pelo time e não se importam se tiverem que perder a cabeça, pois para eles o viver é Cristo e o morrer é lucro;
...seus jogadores são muito cultos, além de receberem sabedoria que vem do alto, ainda falam outras línguas;
...seus jogadores são pessoas de muita fé, até montanhas eles mudam de lugar;
...seus jogadores são todos registrados, pois têm seu nome escrito no Livro da Vida;
...é o time mais democrático do mundo, com jogadores de todos os povos, raças, tribos, línguas e nações;
...está sempre alegre, pois na presença do Senhor há abundância de alegria;
...seus jogadores são os mais dispostos, pois quando o técnico pergunta ‘a quem enviarei e quem há de ir por nós?’, sempre tem alguém que diz ‘eis-me aqui, envia-me a mim!’;
...se o campo está ruim, o técnico envia anjos para segurarem em suas mãos e não deixarem que seus pés tropecem em alguma pedra;
...se tiverem que ficar concentrados antes de um jogo importante, não há problemas pois eles podem habitar na casa do técnico por longos dias;
...seus adversários correm de medo, pois quando procura pelos seus inimigos não os acha (Is 41.12);
...seus jogadores são os mais velozes, pois têm os pés como os das corças, uma vez um jogador correu mais que uma carruagem (Elias);
...não teme jogar no campo do inimigo, pois quando jogou no Estádio Fornalha de Fogo Ardente quem ficou queimado foi o adversário, e quando foi jogar na Cova dos Leões calou a torcida inimiga;
...o técnico tem muito ciúme dela, pois a guarda como a menina dos Seus olhos;
...guarda muito bem as ordens do técnico, pois esconde as suas palavras no coração;
...por tudo isso e muito mais a Igreja é imbatível, pois as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Se você ainda joga no time adversário, é bom mudar de lado e jogar no time de Cristo. Não está ouvindo Ele te chamar: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”? Mt 11.28



A BÍBLIA, MATERIAL BÁSICO DO SERMÃO - Pr. Flávio Nunes.
Instituto Teológico Gamaliel

A Palavra de Deus é a fonte singular para a pregação bíblica. A prédica
Evangélica alimenta-se, baseia-se, origina-se, inspira-se e motiva-se na
Palavra de Deus, porque ela é o grande e inexorável reservatório da verdade
cristã. C. W. Koller, op. cit., p. 41. Deus fala através da Bíblia. Ela é o instrumento único e infalível pelo qual Deus revela Sua vontade: Lâmpada para os meus pés... e luz para os meus caminhos (Sl 119.105). Portanto, para o pregador do evangelho, não há nenhum motivo pelo qual deva desviar-se da Palavra de Deus. O pregador é o profeta divino que anuncia a mensagem de Deus para sua geração. Quando o povo vai à igreja, deseja ouvir a Palavra de Deus interpretada com fidelidade e relevância quanto às necessidades atuais.
A Bíblia é um livro de variedade literária singular. Nela se encontra uma
verdadeira biblioteca, com 66 livros contendo leis, histórias, poesias,
profecias, literatura de sabedoria, narrativas, alegorias, parábolas, textos
apocalípticos, biografias, crônicas, dramas, enigmas, visões, mensagens,
cânticos, conversas, cartas, ensinamentos, orações, exclamações,
interrogações, disputas, discursos e até convenções.
Tudo isso oferece material suficiente para a pregação bíblica em qualquer
circunstância ministerial ou eclesiástica.
A Bíblia em seu significado fundamental. Quando baseada na revelação da
Palavra de Deus, nossa pregação tem um significado salvador. A pregação é
a proclamação das boas novas das Escrituras Sagradas. Como a revelação
especial de Deus é a Palavra de Deus, a pregação deve originar-se, basear-se
e motivar-se na Palavra de Deus.
Precisamos ser lembrados e conscientizados de que todo nosso conhecimento
da verdade encontra-se na Palavra reveladora de Deus, não em nós. O
homem natural não entende nada de Deus (1 Co 2.14), mas o homem salvo
leva cativos seu conhecimento, pensamento e inteligência à obediência de
Cristo (2 Co 10.5). O centro da Bíblia é a revelação de Jesus Cristo. Toda
revelação bíblica culmina em Jesus Cristo. Em Seu falar e agir, em Seu
sofrimento e em Sua morte e ressurreição nEle foi revelada a vontade
salvadora de Deus.
No fato de Deus ter revelado Sua vontade salvadora em Seu Filho, Jesus
Cristo, está dado o conteúdo primordial de nossa pregação. O apóstolo Paulo
descreveu este princípio homilético com as seguintes palavras: Porque decidi
nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado (1 Co 2.2). Por isso, nosso centro e alvo da pregação do evangelho é Jesus Cristo, que é o
mesmo ontem, e hoje, e eternamente (Hb 13.8; ARC).
Agora, fica evidente por que nem todas as passagens bíblicas são igualmente
recomendáveis para a escolha de uma mensagem. De seu centro, do próprio
Senhor Jesus Cristo, é-nos dada a prioridade dos livros bíblicos para nossa
pregação. Não estamos dizendo com isso que existam partes mais ou menos
importantes dentro das Escrituras Sagradas ou que algumas passagens sejam
mais valiosas do que outras. Queremos apenas indicar que nem todas as
passagens são adequadas para um culto evangelístico ou, por exemplo, para
o Natal, a Semana da Pátria, o aniversário da igreja, um casamento ou um
culto fúnebre.
Nem sempre a pregação evangélica pode apresentar toda a história da
salvação. Ela se fundamenta praticamente em um texto básico, i. e., numa
parte pequena, em comparação com tudo o que Deus revelou no restante da
Bíblia. Mas esse texto breve é estudado, interpretado e comunicado no
contexto bíblico e em harmonia com a Palavra de Deus, em sua totalidade.
Assim, nossa pregação deve ser textual (i. e., fiel ao texto pelo qual optamos),
escriturística (i. e., bíblica, em seu contexto doutrinário e ético), cristológica (i.
e., em seu conteúdo principal) e prática (i. e., em sua aplicação às
necessidades reais de nossas igrejas).
A escolha do texto do sermão. Quando falamos do texto do sermão, referimo-nos
a uma parte específica das Escrituras Sagradas, que desejamos estudar
para depois expô-la a nossos ouvintes. O texto do sermão pode ser apenas
uma palavra, ou então uma frase, um pensamento, um versículo, alguns
versículos interligados ou consecutivos, um salmo, uma ilustração, um ou
mais capítulos inteiros das Escrituras Sagradas, ou ainda um personagem.
Para um pregador iniciante, a escolha do texto do sermão pode tornar-se um
verdadeiro pesadelo, algo absolutamente desnecessário. O texto é-nos dados
nas Escrituras Sagradas. Como testemunhas e arautos de Cristo, fomos
incumbidos de anunciar o evangelho do reino de Deus. Como ministros e
embaixadores de Cristo, exortamos os ouvintes a se reconciliarem com Deus
(2 Co 5.20).
Todavia, precisamos reconhecer que dependemos do Espírito Santo na
escolha do texto. Não podemos selecionar a passagem sozinhos ou sem
recorrer à obra do mestre. Por isso, a oração é indispensável. Se
escolhêssemos sozinhos um texto bíblico, estaríamos correndo o risco de nos
limitarmos a nossos assuntos ou passagens preferidas. Mas, para a escolha
do texto propício, além da oração pessoal e da direção do Espírito Santo,
temos o auxílio de: textos apropriados para a época eclesiástica (Advento,
Natal, fim de ano, Páscoa, Ascensão, Pentecoste, aniversário da igreja,
campanha evangelística, dia de missões); as senhas diárias dos irmãos
morávios (Editora Sinodal); a exposição de livros inteiros da Bíblia; a
meditação sobre biografias bíblicas; as mensagens acerca de temas
doutrinários ou éticos da Bíblia; as devoções particulares; o serviço e o
aconselhamento pastoral; uma situação crítica na igreja; algum livro teológico
que estudamos; temas específicos relacionados às necessidades da igreja; e
o calendário anual de pregação.
Vale a pena observar também as seguintes regras práticas na escolha de seu
texto:
a)escolha-o com, pelo menos, uma semana de antecedência;

b) evite optar por textos difíceis, polêmicos ou de linguagem pomposa e
extravagante;

c) não se limite apenas ao Novo Testamento, como faz a maioria dos
pregadores;

d) varie os livros bíblicos, a fim de não negligenciar nenhum dos 66; e

e) uma vez escolhido o texto, não mude mais, a não ser que o Espírito Santo assim indique claramente.
amém


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